NA MAGAZINE «A Praça» O QUEBEQUE TERÁ O SEU ESPAÇO

chateau-frontenac-23219-2880x1800

Laval, Quebeque – De nome, já conhecíamos o David Loureiro. Mas circunstâncias várias nunca tinham permitido que nos encontrássemos. Daí a surpresa da sua chamada telefónica para nos propor um encontro. Ele que vive nos Estados Unidos, de repente vem a Montreal para falar connosco? Estranhámos, claro.

O nosso encontro deu-se num domingo à tarde do passado mês de Janeiro e teve como palco a sede da Associação Portuguesa de Ste-Thérèse. David Loureiro, na ocasião, fez-se acompanhar de Eduarda Pimentel, empresária lavalense, de origem pauense como ele.

Depois das apresentações da praxe, no caso até indispensáveis por não haver nenhuma relação entre nós, como acima se relata, passámos ao assunto que trouxe o David Loureiro da Nova Inglaterra ao Quebeque.

Pedido de colaboração
Confesso que para o encontro da Associação Portuguesa de Sainte-Thérèse estava à espera que o David me propusesse algo relacionado com uma qualquer promoção de espectáculo musical a levar a cabo em Montreal, ou em Laval, na mais remota das hipóteses em Sainte-Thérèse, não fosse ele um cantor habituado a saltitar de uma comunidade para outra. E isto porque estamos à frente de um jornal (LusoPresse) e de um programa de televisão (LusaQ TV), com possibilidades para promover o que quer que seja…
Para surpresa nossa, o que o David quis foi nos propor para colaborar na revista que estava para publicar na Nova Inglaterra (e Açores) mas que contaria com conteúdo do Canadá – zonas de Toronto e Montreal.

A conversa entre nós teve avanços e recuos, principalmente pelas nossas muitas ocupações, porque dirigir dois órgãos de Informação não nos deixa muito tempo para lidar com outros projetos. No entanto, e depois de muita reflexão, anuímos ao pedido do David para colaborar com ele. Assim sendo, vamos escrever, ocasionalmente, para a sua revista relatando alguns dos assuntos mais em foco que possam acontecer na comunidade portuguesa do Quebeque. Será, para já, e como ficou combinado, uma colaboração experimental, sobretudo devido à nossa falta de tempo, como, aliás, já deixamos aqui vincado.

Norberto-Aguiar
Norberto Aguiar
Editor e chefe de redação do jornal LusoPresse e produtor/realizador do programa televisivo LusaQ TV.

Primeiro escrito
O David Loureiro tinha-nos dito que o nosso primeiro artigo para a revista «A Praça» devia tratar do perfil da Comunidade Portuguesa do Quebeque. Porém, a poucos dias do prazo, o homem forte da nova revista haveria de nos dizer que preferia que este artigo de estreia focasse a nossa implicação comunitária «Quero que fales do teu envolvimento na comunidade…». Mas porque a nossa introdução acabou por ser muito alongada e o nosso envolvimento comunitário ser extenso de 41 anos – a comemorar em 2 de Março próximo – decidimos não falar nem de uma coisa nem de outra, isto também por via do facto de apenas termos direito a escrever um texto de apenas 400 palavras.

Sendo assim, caros leitores, deixo-vos, desde já, a promessa de que os nossos dois próximos artigos focalizarão o perfil da Comunidade Portuguesa do Quebeque e, eventualmente, o nosso percurso de 41 anos de vida activa nesta comunidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *