Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, defende que cooperação com cidades geminadas.

Presidente defende que cooperação com cidades geminadas “pode ter papel importante na resolução de desafios comuns”

A Presidente da Câmara Municipal, Maria José Lemos Duarte, defendeu esta segunda-feira que a cooperação com as cidades geminadas com Ponta Delgada “pode ter um papel importante na resolução de desafios comuns, como aqueles que decorrem do combate atual à pandemia, salvaguardadas as devidas e naturais diferenças”.

A autarca falava na videoconferência “Resiliência em Tempos de Pandemia”, na qual participaram representantes das cidades geminadas com Ponta Delgada.


“Esta nova realidade e estes novos desafios devem reforçar as nossas boas relações que têm por base não só os laços históricos e culturais, a amizade e a confiança, mas também a partilha de valores e de interesses mútuos em áreas tão diversas para o desenvolvimento humano, social, económico ou cultural dos nossos territórios e das nossas populações como a educação, a cultura ou o comércio”, afirmou.


Segundo Maria José Lemos Duarte, através desta iniciativa, organizada no âmbito das comemorações dos 475 anos de elevação de Ponta Delgada a cidade, a autarquia procurou criar uma “oportunidade para a partilha de preocupações, de experiências e de medidas que as cidades estão a adotar face aos efeitos diretos e indiretos da Covid-19 nas populações”.

No caso de Ponta Delgada, a Presidente explicou que a intervenção pública municipal tem sido no sentido de “responder às necessidades sociais e económicas imediatas da população mais fragilizada ou mais penalizada com o impacto da pandemia no emprego, no rendimento, na habitação, no acesso a cuidados de saúde ou no bem-estar dos idosos”.


A autarca referiu também as cerca de 100 medidas extraordinárias implementadas pelo Município e sublinhou o apoio à economia numa lógica transversal, circular e multiplicadora, destacando ainda os apoios às IPSS do concelho, bem como às associações culturais ou desportivas para que, mesmo com atividades suspensas, possam fazer face às suas despesas.
“Temos ainda muitos desafios pela frente na perspetiva de criar as condições para que possamos sair desta situação mais resilientes e melhor preparados para choques negativos que possamos vir a ter no futuro”, afirmou, reiterando a defesa do reforço da cooperação entre as cidades geminadas com Ponta Delgada em áreas de interesse comum.


“Não podíamos deixar de honrar a nossa história, compreender o nosso presente e preparar o nosso futuro sem revisitar as cidades com as quais temos firmados acordos de geminação que tanto nos orgulham e através dos quais também expressamos a nossa cooperação internacional”, afirmou Maria José Lemos Duarte, saudando os participantes.


Participaram nesta videoconferência representantes de Cidade da Praia, ilha de Santiago (Cabo Verde), Fall River (Massachusetts), Newport (Rhode Island) e Kauai (Hawai) – todas nos Estados Unidos da América -, além de Florianóppolis, ilha de Santa Catarina (Brasil).