Lançada primeira pedra para creche em Água de Pau no valor de 1,2 milhões de euros

creche
A Secretária Regional da Solidariedade Social presidiu esta semana à cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura Creche da Casa do Povo de Água de Pau, em S. Miguel, com capacidade para 42 crianças, num investimento apoiado pelo Governo dos Açores num montante superior a 1,2 milhões de euros.

Andreia Cardoso revelou que o novo equipamento social terá uma sala diferenciada, adaptada para a instalação de um centro de atividades de tempos livres inclusivo, com capacidade para 25 crianças dos 3 aos 18 anos e dotada de todas as condições para acolher crianças com deficiência.

“O Governo dos Açores, consciente da importância destas questões na organização familiar, tem investido no reforço da rede de respostas de apoio à infância, intervindo assim politicamente no esforço necessário para garantir condições de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional aos Açorianos”, frisou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional afirmou tratar-se de “mais um sinal de uma aposta clara que tem vindo a ser feita no reforço de respostas sociais dirigidas à infância e juventude nos Açores”, lembrando que a Região dispõe, de acordo com os últimos dados oficiais, relativos a 2015, de cerca de 300 respostas sociais nesta área, com capacidade para cerca de 12.500 crianças e jovens, abrangendo valências como creches, estabelecimentos de educação pré-escolar, amas, centros de atividades de tempos livres, centros de acolhimento temporário, lares de crianças e jovens, entre outras.

“Esta obra não constitui um custo mas um investimento no futuro das nossas crianças e na qualidade de vida das suas famílias”, assegurou Andreia Cardoso.

A Câmara Municipal de Lagoa refere que foi a responsável pela idealização do projeto de arquitetura desta creche que ficará localizada na Rua Manuel Egídio Medeiros.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, este é um investimento há muito tempo ansiado nesta vila, que sempre apresentou necessidades a este nível e que mostra bem a boa cooperação entre o Governo Regional dos Açores, a autarquia e as instituições lagoenses em apostar em projetos prioritários e de grande dimensão que visam colmatar as reais necessidades da comunidade.

É de salientar que, este investimento revela uma aposta nas entidades locais, incentivando-as a apoiar o desenvolvimento de atividades de apoio social, através da criação e requalificação de equipamentos que se traduzam em respostas sociais de qualidade, neste caso concreto na freguesia de Água de Pau, através da criação de uma creche.

Segundo a autarca, Água de Pau é uma freguesia que cresceu muito em termos populacionais, nas últimas décadas, mas que até à data, não dispunha duma valência para a infância.

Nélia Câmara
Nélia Câmara

Cristina Calisto Decq Mota reforça a importância da cerimónia do lançamento da primeira pedra da nova creche, com sendo um ato simbólico que marcará uma nova etapa na vida de Água de Pau.

Segundo Cristina Calisto Decq Mota toda atividade que proporciona uma creche na primeira infância é de inquestionável importância no desenvolvimento da criança.