José Andrade lança Filarmónicas dos Açores

jose andrade

As cerca de 100 bandas filarmónicas atualmente existentes nas nove ilhas dos Açores vão ser simbolicamente homenageadas no âmbito das comemorações do 150º aniversário da Filarmónica de Nossa Senhora das Neves e no próprio Dia da Freguesia da Relva.

A sessão aberta ao público em geral tem lugar esta sexta-feira, 5 de agosto, às 20 horas, na igreja paroquial da freguesia da Relva, em Ponta Delgada, por ocasião do lançamento do livro “Banda da Relva & Filarmónicas dos Açores”, da autoria de José Andrade.

Todos os músicos e dirigentes das filarmónicas micaelenses estão convidados a participar nesta homenagem simbólica que integra o programa oficial das festas paroquiais em honra de Nossa Senhora das Neves, patrona da popular “Banda Relva” fundada em 1866.

A ilha de São Miguel conta atualmente com 37 filarmónicas ativas nos concelhos de Ponta Delgada (13), Ribeira Grande (9), Lagoa (3), Vila Franca do Campo (3), Povoação (6) e Nordeste (3).

No concelho de Ponta Delgada, além da aniversariante Filarmónica de Nossa Senhora das Neves (Relva), funcionam as filarmónicas Fundação Brasileira (Mosteiros), Harmonia Mosteirense (Mosteiros), Lira das Sete Cidades (Sete Cidades), Lira de Nossa Senhora da Estrela (Candelária), Lira de Nossa Senhora da Oliveira (Fajã de Cima), Lira de São Roque (São Roque), Lira Nossa Senhora da Saúde (Arrifes), Minerva (Ginetes), Nossa Senhora da Luz (Fenais da Luz), Nossa Senhora dos Anjos (Fajã de Baixo), Nossa Senhora dos Remédios (Remédios) e União dos Amigos (Capelas).

Centenario da banda da Relva
No concelho da Ribeira Grande, encontram-se ativas as filarmónicas Aliança dos Prazeres (Pico da Pedra), Estrela do Norte (Fenais da Ajuda), Lira do Espírito Santo (Maia), Lira do Norte (Rabo de Peixe), Nossa Senhora das Vitórias (Santa Bárbara), Progresso do Norte (Rabo de Peixe), Santíssimo Salvador do Mundo (Ribeirinha), Triunfo (Matriz) e Voz do Progresso (Conceição).

A Estrela d’Alva (Santa Cruz), Fraternidade Rural (Água de Pau) e a Lira do Rosário (Rosário) são as três filarmónicas ativas no concelho da Lagoa, enquanto o concelho de Vila Fanca do Campo conta atualmente com as filarmónicas Lealdade (São Miguel), Lira do Sul (Ponta Garça) e Marcial União Progressista (São Pedro).

Nélia Câmara
Nélia Câmara

O concelho da Povoação regista a atividade das filarmónicas Harmónica Furnense (Furnas), Marcial Troféu (Povoação), Nossa Senhora da Penha de França (Água Retorta), Sagrado Coração de Jesus (Faial da Terra), São Paulo (Ribeira Quente) e União e Amizade (Nossa Senhora dos Remédios) e o concelho do Nordeste mantém as filarmónicas Eco Edificante (Nordeste), Estrela do Oriente (Algarvia) e Imaculada Conceição (Lomba da Fazenda).