Casa Real de Saboia em Itália distingue historiadores açorianos

historiadores

O Historiador José de Mello, presidente da Sinagoga de Ponta Delgada, e o historiador Diogo Teixeira Dias, subdiretor do Museu Militar dos Açores, foram ambos agraciados com o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Mérito Real Casa de Sabóia, em Itália.

Como a Praça Magazine – Times Square noticiou José de Mello foi homenageado em Boston, nos EUA, e agora José de Almeida Mello foi agraciado, na cidade de Roma, pelo Chefe da Real Casa de Sabóia, na Itália, assim como Diogo Teixeira Dias, natural de Coimbra mas a residir em S. Miguel.

José de Mello tem desenvolvido uma intensa atividade cultural na ilha de São Miguel, sendo autor de mais de 30 obras editadas em livro, a par de inúmeras iniciativas em todos os concelho da ilha, com reconhecido mérito cultural.

A Ordem de Mérito da Real Casa de Sabóia, é uma das Ordens Dinásticas da Casa Real de Sabóia, que distingue personalidades nacionais e estrangeiras, com reconhecido mérito cientifico, artrítico, humanitário, entre outros.

A cerimónia teve  lugar na Pontifícia Universidade Lateranense,  na Aula Magna Bento XVI, com a presença de Sua Alteza Real Vitório Emanuel – Duque de Sabóia, Príncipe de Nápoles, Chefe da Casa Real de Sabóia e Grão – Mestre as Ordens  Dinásticas  e filho do último Rei de Itália, que viveu em Portugal no exílio e que visitou a ilha de São Miguel, a convite do Visconde do Botelho.

Nélia Câmara