Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala simbolicamente as Grandes Festas do Divino Espírito Santo

Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar, entre 10 e 12 de julho, a 17ª edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, mas de forma simbólica, atendendo à situação resultante das medidas de contenção da pandemia Covid-19.

As Grandes Festas do Divino Espírito Santo deste ano foram canceladas precisamente em consequência da Covid-19. Todavia, tendo em conta a importância destas festividades, a autarquia entendeu assinalar as mesmas simbolicamente.

Sendo assim, na escadaria principal dos Paços do Concelho, ficará o Quarto do Espírito Santo, cuja abertura será na próxima sexta-feira à tarde.
As Portas da Cidade e a fachada da Câmara Municipal estarão ornamentadas a preceito para lembrar esta tradição secular.
Ainda na sexta-feira, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Desenvolvimento Social, fará a distribuição de pensões a 53 IPSS (instituições particulares de solidariedade social) do concelho.

As pensões são constituídas por 1.000 kg carne, doada pela Associação Agrícola de São Miguel e Salsiçor, 55 pães e 80 bolos de massa sovada.

As IPSS que vão receber as pensões do Espírito Santo são: Caritas de S. Miguel (2 Centros de Acolhimento); Lar da Mãe de Deus, Casa do Gaiato – Obra do Padre Américo; Aurora Social (Apoio a deficientes); “Novo Dia” – Associação para a Inclusão Social; CAT- Centro de Emergência e Acolhimento Temporário para Homens; Instituto Bom Pastor – Lar Filomena da Encarnação; Associação Seara de Trigo; Centro de Acolhimento “O CAMINHO”(IAC); Associação Alternativa (Apoio a Toxicodependentes); Residência Sem Abrigo “ VIDA NOVA” São Roque; Instituto Margarida de Chaves; Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo – Acolhimento de Crianças; Casa Abrigo – Centro de Apoio à Mulher; Patronato de São Miguel; Associação ARRISCA; “VILA AZÁLEA” (Unidade de Vida Apoiada -Centro Paroquial de São José); Centro de Bem Estar Social do Livramento; Associação de Seniores de São Miguel – Projeto “Zero Desperdício; “Vila Bem Me Quer” – Associação de Pais e Amigos Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores; Casa de Saúde de São Miguel; Casa dos Manaias- Associação Amor Azul; Fajã de Baixo Solidária; Projeto São Lucas e Paróquia de São José.

Entretanto, no domingo, 12 de julho, na Igreja Matriz de São Sebastião, a Missa das 12h00, será em honra do Divino Espírito Santo.

A Autarquia relembra que este é um ato simbólico e devem ser cumpridas as recomendações sanitárias evitando os ajuntamentos, com vista à salvaguarda da saúde pública.

CMPDL