A Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota participou nas comemorações do 15.º Aniversário da Escola Secundária da Lagoa

premio1

Na ocasião, a autarca que entregou os prémios monetários aos melhores alunos, congratulou mais um aniversário deste estabelecimento de ensino, sublinhando que “mais do que um aniversário, estamos a celebrar o estatuto de sucesso e excelência que esta escola alcançou ao longo de 15 anos, atingindo uma grande notoriedade que a distingue das demais escolas da Região, como referência de prestígio”.

Os prémios monetários, no valor de 1.000 euros, foram atribuídos a: Marco Alexandre Campos, melhor aluno do Ensino Secundário, e a Catarina Perry  melhor aluno do 3º ciclo, referentes ao ano lectivo 2015/2016, constituindo, deste modo, um incentivo para prosseguirem os seus estudos.

Para além do prémio de 1.000 euros para os melhores alunos do 3º ciclo e secundário, a autarquia lagoense irá atribuir um passe de entrada no Complexo Municipal de Piscinas aos 3 melhores alunos de cada turma e aos alunos com mérito cívico de cada ano de escolaridade.

Cristina Decq Mota, na ocasião, sublinhou, mais uma vez, “a importância da educação como “pilar e vetor de primordial importância”. Segundo a autarca, o município lagoense adotou várias medidas que tem posto em prática para incentivar, promover e melhorar o sucesso escolar. Entre elas está esta atribuição de prémios monetários aos melhores alunos. Todavia, considerou que “para se alcançar o estatuto de melhor aluno, não basta apenas uma escola com condições de excelência, é necessário o papel determinante dos professores na formação dos seus alunos, em prol do sucesso destes; o papel de incentivo e de apoio da família, bem como o papel das entidades públicas que devem manter uma atitude cooperativa com as escolas. Pais, professores e comunidade devem estar em sintonia, num esforço e empenho conjunto de valorização do compromisso com a escola e com o conhecimento. Por isso, a Câmara Municipal de Lagoa não é indiferente ao trabalho educativo desenvolvido nas escolas do concelho, no caso concreto da Secundária de Lagoa mantendo uma relação de cooperação e de parceria institucional há precisamente 15 anos.”

premio
Também é importar referir que, a Câmara Municipal de Lagoa está a cooperar com a implementação do “Programa Prosucesso” nas escolas do concelho, sendo que, no caso particular da Escola Secundária de Lagoa, muito trabalho tem sido realizado de perto, destacando- -se o  ensino vocacional, orientado para atividades operacionais com os alunos que estão prestes a chegar aos 18 anos e que ainda não têm a escolaridade obrigatória e a atribuição de 2 bolsas no âmbito do Programa “Bolsa Jovens à Descoberta”, possibilitando um estágio gratuito, em Lisboa e Porto em centros de ciência de excelência, para alunos da área de Ciências.

A líder do executivo lagoense frisou ainda que, “nos últimos dois anos, a autarquia teve uma preocupação acrescida no âmbito da educação, adotando e redefinindo várias medidas. Deste modo, passamos a dispor de um plano educativo e cultural que permitiu conceber um programa de cultura extensível a vários equipamentos municipais e o compromisso de continuar a investir na educação. Este ano de 2016, o  programa educativo e cultural teve como tema ‘Das artes ao artesanato contemporâneo’, e permitiu que a Lagoa fosse nomeada na categoria das Regiões Autónomas, para município do ano. Um programa que pretende tornar a Lagoa numa Cidade Educadora, que trabalha com públicos específicos de uma forma integral e integradora, pois não vale a pena falar em cidades desenvolvidas sem uma sociedade educadamente culta e formada, sendo que, por via disso, é preciso apostar, acreditar e insistir cada vez mais na educação. Para 2017, autarca anunciou que o plano educativo e cultural incidirá no tema ‘Cidadania’, sendo que o mesmo já se encontra a ser concebido”.

CML