2015 foi o melhor do setor do Turismo nos Açores

fraga turismo
“2015 foi o melhor ano de sempre do turismo nos Açores. Ultrapassamos a barreira de 1,5 milhões de dormidas, o que significa um crescimento de 44%”, revelou o secretário regional do Turismo Vítor Fraga, considerando que  2016 será “um ano de consolidação, que reflete também as medidas estruturais que foram tomadas, nomeadamente ao nível das acessibilidades”.

Vítor Fraga falava  nas Velas, que a ilha de S. Jorge, na inauguração da Zona da Muralha e da praça Dr. Duarte Soares, que considerou ser uma homenagem a uma pessoa que “diz muito a muitos Açorianos”, salientando que este espaço servirá não só os locais, como também os visitantes”, que são  “cada vez mais”, tal como a crescente importância do turismo na dinamização da economia de S. Jorge.

O titular da pasta do Turismo revelou que a ilha de São Jorge duplicou o número de dormidas em três anos, mas frisou que, apesar do bom momento no setor do turismo, há necessidade de continuar a apostar na qualificação e valorização da oferta, nomeadamente ao nível da formação.

“O turismo é um dos setores mais competitivos à escala global”, frisou Vítor Fraga, reafirmando a necessidade de continuar a trabalhar ao nível da qualificação e da valorização da oferta.

“Este é um trabalho que exige uma atenção redobrada e permanente, assim como ao nível da valorização do capital humano. A formação é fundamental”, sublinhou, defendendo a necessidade de serem definidos “os parâmetros exatos para termos uma cultura de serviço Açores”.

Nélia Câmara
Nélia Câmara

Nesse sentido, considerou ser “fundamental criar e desenvolver uma cultura de receber associada a uma identidade clara daquilo que nos carateriza, ou seja, a nossa hospitalidade única, que nos distingue de todos os outros à escala global”.